quinta-feira, 14 de junho de 2012

Aprendi

Aprendi que eu não posso exigir o amor de
ninguém, posso apenas dar boas razões
para que gostem de mim e ter paciência,
para que a vida faça o resto.
Aprendi que não importa o quanto certas
coisas sejam importantes para mim, tem
gente que não dá a mínima e eu jamais
conseguirei convencê-las.
Aprendi que posso passar anos construindo
uma verdade e destruí-la em apenas alguns
segundos. Que posso usar meu charme por
apenas 15 minutos, depois disso, preciso
saber do que estou falando.
Eu aprendi... Que posso fazer algo em um
minuto e ter que responder por isso o resto
da vida. Que por mais que se corte um pão
em fatias, esse pão continua tendo duas
faces, e o mesmo vale para tudo o que
cortamos em nosso caminho.
Aprendi... Que vai demorar muito para me
transformar na pessoa que quero ser, e
devo ter paciência. Mas, aprendi também,
que posso ir além dos limites que eu
próprio coloquei.
Aprendi que preciso escolher entre
controlar meus pensamentos ou ser
controlado por eles. Que os heróis são
pessoas que fazem o que acham que devem
fazer naquele momento,
independentemente do medo que sentem.
Aprendi que perdoar exige muita prática.
Que há muita gente que gosta de mim, mas
não consegue expressar isso.
Aprendi... Que nos momentos mais difíceis a
ajuda veio justamente daquela pessoa que
eu achava que iria tentar piorar as coisas.
Aprendi que posso ficar furioso, tenho
direito de me irritar, mas não tenho o
direito de ser cruel. Que jamais posso dizer
a uma criança que seus sonhos são
impossíveis, pois seria uma tragédia para o
mundo se eu conseguisse convencê-la disso.
Eu aprendi... que meu melhor amigo vai me
machucar de vez em quando, que eu tenho
que me acostumar com isso. Que não é o
bastante ser perdoado pelos outros, eu
preciso me perdoar primeiro.
Aprendi que, não importa o quanto meu
coração esteja sofrendo, o mundo não vai
parar por causa disso.
Eu aprendi... Que as circunstâncias de minha
infância são responsáveis pelo que eu sou,
mas não pelas escolhas que eu faço quando
adulto.
Aprendi que numa briga eu preciso escolher
de que lado estou, mesmo quando não
quero me envolver. Que, quando duas
pessoas discutem, não significa que elas se
odeiem; e quando duas pessoas não
discutem não significa que elas se amem.
Aprendi que por mais que eu queira
proteger os meus filhos, eles vão se
machucar e eu também. 
Isso faz parte da
vida.
Aprendi que a minha existência pode mudar
para sempre, em poucas horas, por causa
de gente que eu nunca vi antes.
Aprendi também que diplomas na parede
não me fazem mais respeitável 
ou mais 
sábio.
Aprendi que as palavras de amor perdem o
sentido, quando usadas sem critério. E que
amigos não são apenas para guardar no
fundo do peito, mas para mostrar que são
amigos.
Aprendi que CERTAS PESSOAS VÃO EMBORA DA
NOSSA VIDA DE QUALQUER MANEIRA, mesmo
que desejemos retê-las para sempre.
Aprendi, afinal, que é difícil traçar uma linha
entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber
lutar pelas coisas em que acredito.

( Charles Chaplin )

Nenhum comentário:

Postar um comentário